quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Epidemia de obesidade pode criar ‘tsunami’ de doença cardíaca



Mais de meio bilhão de pessoas, ou 10 por cento da população adulta mundial, são obesas, disseram pesquisadores na quinta-feira. O número de obesos dobrou em relação a 1980, e cada vez mais atinge países pobres.

E, embora as nações desenvolvidas tenham feito grandes progressos no combate ao colesterol e à hipertensão, a número global de hipertensos saltou de 600 milhões em 1980 para quase 1 bilhão em 2008, por causa do envelhecimento e crescimento da população.

‘O sobrepeso e a obesidade, a hipertensão e o colesterol alto não são mais problemas ocidentais ou problemas de nações ricas’, disse Majid Ezzati, do Imperial College London e da Universidade Harvard, que comandou os estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicados na revista Lancet.

A pesquisa mostra que na América do Norte, por exemplo, houve uma grande melhora no controle da hipertensão masculina, enquanto Austrália, Nova Zelândia e Nova Guiné tiveram avanços no combate à pressão alta entre mulheres.


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Doenças Cardiacas

Com uma simples análise ao sangue, consegue-se determinar qual o factor de risco de desenvolver uma doença cardíaca. Possivel comuma simples prevenção, ajudar a evitar muitas mortes.

Factos: image thumb11 Doenças Cardiacas

- A principal causa de morte no nosso país são as doenças cardivasculares e quando não provocam a morte causam uma importante incapacidade física.

- Acumulação de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos (Aterosclerose), progride silenciosamente durante anos e quando acusa manifestações clinicas já se encontra num estado muito avançado.

- As doenças mais perigosas, súbitas e inesoeradas são o enfarte do miocárdio e o AVC (acidente vascular cerebral)

A indetificação do indivíduo com risco de doenças cardiovasculares, é essencial para planear um plano adequeado de prevenção.

Factores de risco para a doença coronária aterosclerótica são:


image thumb12 Doenças Cardiacas

  • Excesso de colesterol
  • Pressão arterial elevada
  • Diabetes
  • Fumo de tabaco
  • Excesso de peso
  • Falta de exercicio físico
  • Baixo consumo de fruta e legumes
  • Stress
  • Idade avançada
  • Historial Familiar


A melhor prevenção é modificar estes factores de risco. A hipercolesteromia, a hipertensão e os diabetes devem ser controlados. O tabagismo, a obesidade, o sedentarismo, a alimentação incorrecta e o stress podem ser corrigidos.