terça-feira, 18 de outubro de 2016

Mais de 17 milhões de brasileiras têm doenças cardiovasculares

 close up of woman with food in plastic container
O ganho de peso age nocivamente na saúde do coração e contribui para o surgimento de doenças cardiovasculares. Este problema já afeta 17,1 milhões de mulheres no país, conforme dados da  SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia).
O Brasil ocupa a quinta posição em uma análise mundial sobre excesso de peso e esse número cresce cada vez mais. Por conta das rotinas cada vez mais corridas, é comum ouvir histórias de pessoas que engordaram rapidamente devido ao ritmo de vida descompassado, sem uma alimentação adequada e sem a prática de atividade física. Com o avançar da idade, os excessos são ainda mais prejudiciais à saúde do coração.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Sintomas de doença do Coração

Resultado de imagem para as doenças cardíacas

Os indivíduos com maior propensão para desenvolverem as doenças do coração são: os sedentários, os obesos, os indivíduos com colesterol alto, os diabéticos e os com histórico de doença cardíaca na família. Estes devem ter uma atenção especial à sua saúde, evitando o sobrepeso e a má alimentação, que são fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardíacas.
A maioria das doenças cardíacas não surge de repente, como o coração grande, que se desenvolve ao longo do tempo. Elas vão se desenvolvendo ao longo dos anos, muitas vezes sem apresentar nenhum sintoma. Algumas, só são descobertas quando o indivíduo submete-se a exames, como um simples eletrocardiograma (ECG) ou um teste de esforço, por exemplo.

sábado, 21 de maio de 2016

As 4 doenças cardiovasculares que mais matam

home-infarto 
 Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças cardiovasculares são as principais causas mundiais de morte. No Brasil, 300 mil pessoas morrem anualmente, ou seja, um óbito a cada dois minutos é causado por esse tipo de enfermidade.
Embora fatores não modificáveis, como predisposição genética, contribuam para a ocorrência de tais doenças, para o cardiologista Leonardo Spencer, do Hospital do Coração do Brasil, em Brasília, essas estatísticas podem ser explicadas principalmente pelos maus hábitos de vida da população. “Alimentação não balanceada, rica em gordura saturada, aliada ao sedentarismo, ao sobrepeso, à hipertensão, ao diabetes e ao tabagismo, por exemplo, aumenta consideravelmente o risco de o indivíduo ter um problema cardíaco no futuro”.
Várias enfermidades estão no guarda-chuva das doenças cardiovasculares. O dr. Leonardo Spencer enumera as 4 que mais levam a óbito no Brasil.
1. Infarto agudo do miocárdio 
O infarto agudo do miocárdio é provocado pela falta de sangue e oxigênio no músculo cardíaco, devido à obstrução da artéria coronária, levando ao quadro de dor no peito, sudorese, falta de ar e mal estar. Ao sinal dos primeiros sintomas, a busca por ajuda é crucial, pois a cada minuto que passa o risco de óbito aumenta em 10%.
 2. Doença vascular periférica
Decorre do depósito de gordura com obstrução das artérias periféricas do corpo. Nos membros inferiores, por exemplo, ocorre redução do fluxo de sangue para as pernas, com queixas de dor e de dificuldade para caminhar associadas à queda da temperatura local com dormência.
3. Acidente vascular cerebral
As placas de gordura depositadas nos vasos sanguíneos cerebrais podem obstruir um vaso cerebral intracraniano, levando ao quadro de dor de cabeça, tontura e paralisia de um braço, perna e face. Dependo da extensão da lesão, pode comprometer a fala e os processos neurológicos. O socorro imediato pode diminuir as sequelas e a chance de óbito.
4. Morte Súbita
Compreende o quadro de óbito de forma súbita, ou seja, quando não há chance de socorro, sendo causado, principalmente, pelo infarto agudo do miocárdio.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Doenças cardiovasculares: como reverter esse quadro?

https://obesidade97biobio.files.wordpress.com/2013/07/971766_658436197515122_1827702140_n.jpg 


Existem vários fatores que predispõem uma pessoa a um maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares. As doenças cardiovasculares, que afetam coração e vasos sanguíneos, constituem uma das principais causas de morte em nosso país, por isso, se faz necessário que a veiculação de informações sobre essas doenças seja mais eficaz e constante. 971766_658436197515122_1827702140_n

Esse conjunto de doenças são frequentemente súbitas e inesperadas, a partir disso o conhecimento dos fatores de risco se torna um importante aliado na redução de complicações fatais e não fatais advindos dessas doenças.

A idade e o histórico familiar encontram-se entre as condições que aumento o risco de uma pessoa vir a desenvolver ma doença cardiovascular. Contudo, existem outros fatores que variam desde genéticos ao estilo de vida adotado atualmente.